sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alfarrábios

Livro.
O que é um livro? Um amontoado de letras?
Sim, para algumas pessoas talvez. Mas um livro é muito mais. É algo que nos pode surpreender a cada minuto. Que nos enche de sonhos, de alegria, de tristeza, que nos transporta para outros mundos, para outras vivências. É um amigo que está sempre disponível.

Enquanto alfarrabista, profissão que exerço há 12 anos, a experiência que tenho é que existe quem compre livros apenas pelo seu conteúdo; mas há quem o faça tendo em conta a edição, a editora, se é ilustrado, se está encadernado ou em brochura.

É comum dizer-se que os livros novos estão caros. E é verdade. Com esta exposição, pretende-se mostrar que é possível adquirir bons livros, a um preço bastante acessível e ainda levar para casa uma obra de arte. Sim, porque alguns destes livros são uma autêntica obra de arte, visto serem ilustrados por artista de grande nome, como Lima de Freitas, Victor Palla, Bernardo Marques, João da Câmara Leme.

Nos anos 60 e 70, publicaram-se muito bons autores, com excelentes traduções. É o caso das editoras Ulisseia, Estúdios Cor, Livros do Brasil, Portugália, Editorial Minerva, entre muitas outras. E, como se não bastasse, teve-se o cuidado que estas edições fossem enriquecidas com belas ilustrações quer na capa quer no interior.

Felizmente, a maioria dos leitores estão mais sensibilizados para este género de livros, daí serem mais exigentes. Só compram determinado livro se for da editora x ou y e se a tradução for de algum tradutor conceituado.

É importante que se aposte cada vez mais em edições de boa qualidade e apelativas do ponto de vista gráfico. Editores e livreiros têm um papel fundamental nesse campo. Têm a obrigação e o dever de “educar” os seus clientes. Devendo desta forma promover a leitura e fazer com que esses momentos sejam de prazer e satisfação. Fazer com que o leitor ao pegar num livro, o faça com respeito, com cuidado, que sinta que tem nas mãos um pequeno grande tesouro.

E, podemos estar certos, que um livro vende apenas pela capa. Já vendi muitos assim! O cliente olha e fica rendido à beleza da edição e da capa em particular.
Quem os compra? Clientes com sensibilidade. Clientes que, mais do que um livro, procuram uma obra de arte. E, conseguem-no por pouco dinheiro...

Consegue ficar indiferente a tanta beleza? Duvido.A escolha é variada. Leve para casa um amigo.

Boas leituras!

Cláudia Ribeiro[1]


[1]
Livraria Lumière; Porto

Sem comentários: